ads

Destaque1
Destaque2

domingo, 10 de março de 2013

Pratique a Pilotagem Defensiva


Pilotar nas grandes cidades não é fácil, temos diversos perigos que em um piscar de olhos pode nos levar a um acidente. Infelizmente a maioria dos motociclistas não está preparado para enfrentar todos estes perigos, pois nenhuma Auto Escola forma piloto de motocicleta. Eu mesmo tirei a carteira sem sequer ter passado a segunda marcha.

Ano passado conheci a Escola Pública de Trânsito do Detran-PE, que oferta o curso gratuito de pilotagem defensiva. O curso possui carga horária de 20h e é ministrado em 5 dias, 3 dias de aula teórica em sala de aula e os dois últimos dias no pátio de treinamento Honda, botando em prática toda a teoria ensinada pelo piloto Felipe Péricles e Moab Barros. Logicamente não podia deixar de fazer minha inscrição. Eu já havia participado do curso de Pilotagem Defensiva da Honda, também gratuito, porém este tem duração de 8 horas apenas. Caso você tenha interesse basta se inscrever em qualquer concessionária Honda e aguardar na fila. Já o curso da EPT do Detran-PE, as inscrições são feitas pela internet mesmo, basta ficar de olho que todo mês tem uma nova turma.

Após quase um ano do curso feito, decidi que como todo bom aluno eu deveria praticar novamente aquilo que aprendi, e então junto com o Leo e a Sra. Padawan localizamos um pátio de treinamento usado por auto escolas em Olinda. Assim, numa tarde de domingo, quando o Sol nos deu uma pequena trégua, lá fomos nós. Alamedas curta e longa, Slalom e frenagem de emergência, ficamos devendo o triângulo, que no curso do Detran eu fiz em uma Twister e confesso que não me senti a vontade, foi difícil não por o pé no chão.  Bem pelo menos já é um ponto para marcamos o próximo treino, já que é praticando que se chega a perfeição! Será mesmo? será que existe essa tal perfeição? ou será que sempre temos alguma coisa a aprender? bem de qualquer forma, se ela existe eu to longe viu, então o negócio é treinar!






Fotos: Demetrius Sanguinete, Leo Correia e Renata Mendes.

4 comentários:

  1. show de bola amigos! Só de ver já fiquei com vontade de ir ao próximo treino! Forte abraços do amigo Fagner!

    ResponderExcluir
  2. Vamos nessa. Tai aí uma coisa que quanto mais melhor!

    ResponderExcluir
  3. é quente, parabéns!!! E obg pela lembraça!!! Abração Péricles

    ResponderExcluir
  4. Realmente foi muito instrutivo, e com boas companhias melhor ainda. É sempre válido colocar em prática o que lemos e o que estudamos em cursos, etc. Esse foi só o primeiro de vários e com certeza os próximos serão mais proveitosos ainda. inclusive com instrução de comboio, sinais de advertência, etc. Sempre buscando o aprimoramento para minimizar possíveis erros causadores de acidente para nós motociclistas.

    Vamos que vamos !!!

    ResponderExcluir