quinta-feira, 10 de abril de 2014

O que é o seguro Carta Verde?


Para quem está pensando em viajar pelos países do Mercosul de carro ou moto, saiba que você é obrigado a contratar um seguro chamado Carta Verde. Assim como muita gente, eu ainda não sabia do que se tratava este seguro, e como este mês partirei do Recife para a Argentina, tava mais que na hora de conhecer e contratá-lo.

O Carta Verde é um seguro de responsabilidade civil obrigatório, instituído pela Resolução 120/94, do Grupo Mercado Comum do Mercosul, que passou a vigorar a partir de 1º de julho de 1995. O Carta Verde é  um seguro que cobre a responsabilidade civil do proprietário e/ou condutor de veículos terrestres (automóvel, passeio, particular ou de aluguel) que não estão matriculados no país de ingresso, para danos causados a pessoas ou objetos não transportados. Ou seja, ele cobre os prejuízos e danos que você cause a alguém, desde que este não esteja dentro do seu veículo. As importâncias seguradas por morte, despesas médico hospitalares e danos pessoais podem chegar até o valor de US$ 40.000,00 por pessoa, já danos materiais, os valores cobertos podem chegar a até US$ 20.000,00 por terceiro. O seguro deve ser contratado pelo período de permanência do veículo no país estrangeiro. A vigência máxima é de um ano.

Convém lembrar que este é um seguro apenas para terceiros, e como todo, não irá cobrir danos causados por situações onde você esteja dirigindo em estado de embriaguez ou sob influência de qualquer droga, assim como condução por pessoa não habilitada e danos causados ao próprio segurado, ou ao seu veículo.

E se eu não contratar? A polícia da fronteira não deixará seu veículo entrar no país, mas existe a opção de contratar na própria fronteira, porém, segundo relatos de algumas pessoas que já fizeram desta forma, disseram que saiu muito mais caro.

Agora você está pensando, qual é o valor que eu preciso desembolsar a mais na viagem por causa deste seguro? O Carta Verde é relativamente barato, para uma permanência de 10 dias ele custa 112 reais, e tendo isto em consideração eu optei por contratar logo aqui no brasil mesmo, assim não perco tempo na fronteira. A forma mais fácil para contratar é procurando o seu corretor de confiança.

Agora que você já sabe o que é e para que serve o Carta Verde, já pode começar a programar a sua viagem com mais tranquilidade. Nos vemos por aí.



Texto: Demetrius Sanguinete