ads

Destaque1
Destaque2

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Avaliação do Capacete NoRisk FF389.


Vamos lá, mais um post, agora com um avaliação do capacete No Risk FF389 Nevado. Lembrando sempre que não possuo patrocínio de nenhuma marca, apenas sou um consumidor dando sua opinião na intenção de ajudar outros consumidores.

O capacete é o principal item de segurança do motociclista, o único exigido por Lei para quem não realiza atividade remunerada usando a moto. Muitos não dão a devida atenção a ele, inclusive rodam com capacetes com tamanho incorreto, desafivelados ou com a fivela mal ajustada. Já vi acidentes sérios por causa disso, e ainda ouvi depois o acidentado dizer que capacete não serve para nada.

Pensando nisto, e como o meu estava nessa situação, muito folgado, pois já estava com 3 anos e 8 meses de uso, chegou a hora de trocá-lo. Escolhi o FF389 pois pego muito sol pela manhã e acabo ficando muito vermelho, e por conta disso já estava ficando um pouco incômodo carregar duas viseiras o dia inteiro e ficar trocando. Como o FF389 tem um viseira fumê interna, meu problema seria resolvido. Seu preço varia entre 350 e 400 reais, mais em conta que os LS2 e no mesmo valor que o SBK com viseira interna, porém com muito mais qualidade que este último. Não vou falar a respeito das características técnicas dele, pois isso nós encontramos no site do fabricante e em muitos artigos patrocinados espalhados pela internet, serei mais direito.

A primeira impressão que tive foi de um capacete bonito e com qualidade. Após prová-lo pude conferir que ele é bastante confortável, mas com um porém, seu casco tem forma pequena, assim que o comprei chegou a incomodar um pouco nas bochechas depois de uns 10 min de uso, parecia que eu estava com aparelho ortodôntico apertando os dentes e bochecha, depois de uma semana de uso direto já estava melhor devido a acomodação dos materiais. Inclusive devido ao seu forro interno e seu tamanho, ele não é muito confortável para quem usa óculos, não é nada fácil colocá-los, principalmente nos primeiros dias. A viseira externa possui apenas 1,5 mm e não 2 mm como a maioria dos capacetes nessa faixa de preço, confesso que isso me deixou um pouco insatisfeito, e também senti uma leve distorção na visão na primeira vez que o usei, a viseira não é 100% livre de distorção. O acionamento da viseira interna fumê é feito por um pequeno botão escondido ao lado do forro na parte esquerda, ponto positivo, o acionamento além de discreto não pode ser realizado de forma acidental. Com a viseira interna baixada e de dia, fica muito confortável pilotar, inclusive de frente para o sol. Uma coisa ruim das duas viseiras é o calor que acaba ficando grande, já que são dois obstáculos para o vento, subindo a primeira viseira fica perfeito, mas é uma pena que não é permitido por lei andar assim.

Na minha opinião a viseira interna deveria ter um corte do nariz menor, além de ser desnecessário, ele acaba ficando no nosso campo de visão, e até nos acostumarmos acaba sendo incômodo. A borracha de vedação da viseira cumpre com o seu trabalho muito bem, após uma chuva muito forte não entrou uma gota d'água sequer. Ainda, o acionamento da viseira é bastante firme, possibilitando andar em velocidades mais altas sem o perigo dela querer abrir.

Além dessas qualidades, ele possui um local especialmente feito para podermos colocar os fones de um comunicador, mais um ponto positivo. O único senão nesta parte e que a falta de acolchoamento na área da orelha causa aumento da percepção de ruído em alta velocidade. Além disto, o seu fecho é do tipo micrométrico, o que possibilita uma maior facilidade de ajustar corretamento a jugular, e ainda conta com um design bem atual e bonito.

Estou usando-o a quatro meses, e após esse período posso dizer que recomendo. Fica a dica.



Texto: Demetrius Sanguinete
Fotos: Demetrius Sanguinete, Leo Correia.

2 comentários:

  1. Fala amigo, o que fala em relação ao barulho, velocidades de 100-120km/h?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo. Eu so usei um capacete muito silencioso, que foi o Nitro feito para autódromo. Este NoRisk é um pouco barulhento, principalmente porque no local das orelhas há o espaço do fone de ouvido. Se você quiser silencio, procure por capacetes que não tem local para fone, pois ai ele vai ter mais espuma em volta da orelha e isto irá diminuir o barulho do vento. Abraço.

      Excluir