ads

Destaque1
Destaque2

quinta-feira, 3 de maio de 2018

O que é o Wikiloc? Como usá-lo para trilhas.



Quem gosta de se aventurar e sair dos roteiros fáceis e pré definidos, as vezes se depara com um problema: como eu chego em determinado lugar que não conheço? como eu chego na Pedra do Bico em Pernambuco, por exemplo. A maioria das pessoas que fazem trilha geralmente acompanham outras pessoas que já conhecem o traçado e os caminhos. Mas e quem não tem essa informação e nem sempre consegue ir em um grupo no dia do passeio?

Várias vezes eu vi videos de lugares maravilhosos e não sabia como chegar lá. E os amigos que estavam dispostos a ir, também não conheciam a trilha. Pois bem, com o Wikiloc, pelo menos este problema estará resolvido, o caminho!

O Wikiloc é um site criado em 2006 como um repositório de trilhas e percursos gravados pelos seus próprios usuários. Já são mais de 8 milhões de trilhas entre bike, motocicleta, 4x4, caminhadas e etc.

O Site tem uma interface fácil e amigável, mas antes de começar a compartilhar e baixar as trilhas, é necessário fazer o cadastro. Para procurar pelo local que pretende ir, utilize o campo de busca, e para otimizar, preencha apenas com palavras chaves. Ao clicar na trilha escolhida, tem-se acesso aos seus detalhes e um mapa do Google com todas as suas funcionalidades. Clicando no botão baixar, você vai ter acesso as opções de arquivo que incluem a versão para o App do Smartphone, Para google Earth, onde você pode editar a trilha, e o arquivo GPX que é o que eu normalmente uso e envio para meu GPS Garmin Zumo. O arquivo GPX também é compatível com diversos Apps de mapas offline como o Oruxmaps.

Ainda na página de detalhes da trilha, embaixo do nome do Autor da trilha temos um numero que é o User Rank, quanto maior, mais participativo e experiente é o autor daquela trilha. Caso alguém já a tenha feito, irá aparecer mais abaixo o Ratingde forma que quem já fez avaliou as informações, como a facilidade de seguir as indicações da trilha.



É possível também utilizar o App da Wikiloc no seu smartphone, porém para baixar e seguir as trilhas é necessário pagar uma assinatura. Você também pode gravar suas trilhas usando o GPS do celular e depois compartilhá-las diretamente do App.

O Wikiloc seleciona algumas trilhas que são disponibilizadas para o Google Earth. Para vê las bastar marcar a caixa de seleção Wikiloc dentro da opção Galeria, ali na parte esquerda da tela dentro da seção Camadas. Assim você pode ver de forma mais fácil as trilhas de determinada região, e pode inclusive editá-las ali mesmo e salvar no seu PC.

É importante frisar que as trilhas são colocadas pelos próprios usuários, e o site não faz nenhuma checagem e nem supervisão. Assim, é bom ter um pouco de cuidado ao seguir trilhas que não tem informações detalhadas, inclusive porque a mesma trilha é uma coisa no verão e outra completamente diferente na época de chuvas. Com o tempo é possível que o caminho tenha sido modificado também, como por exemplo, cercas que antes não existiam. E está aí uma coisa que tenho me deparado muito, o avanço imobiliário tem destruído muitas trilhas nas regiões metropolitanas.

Seja com o Wikiloc, ou com outros sites e Apps, o importante é disseminarmos que conhecimento adquirido e não compartilhado é conhecimento perdido. Vamos ensinar os caminhos que conhecemos e ajudar a outros a ver a beleza que já vimos!

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário